Compra de Carroçarias para Carros RC

Precisas de ganhar uns trocos e tens coisas que não precisas? Vende aqui!

Mensagempor Nuno Baltazar » quarta dez 16, 2009 9:52

Luis, o meu entregas-me Sábado. Obrigado e até lá.
Imagem
FIAT PANDA 4x4 SISLEY de 1990
Avatar do Utilizador
Nuno Baltazar
Site Admin
 
Mensagens: 6335
Registado: sexta mai 02, 2008 14:18
Localização: Peniche

Carrocaria

Mensagempor lgaito » quarta dez 23, 2009 0:02

Boas Luis,
tenho andado um bocado ocupado só hoje reparei no post.

Se poderes levar amanha para Lisboa, depois combino contigo para a ir buscar, caso contrario depois combinamos amanha outra maneira.

Um abraço

Luis Gaito
lgaito
Simpatizante
 
Mensagens: 99
Registado: sábado jul 07, 2007 14:30
Localização: Quinta do Conde

Mensagempor Hugo.Panda4x4 » segunda fev 22, 2010 18:01

Para quem está a pensar pintar a Carroçaria, amanhã vou pintar uma e tiro umas fotos para postar aqui
Imagem...sempre por maus caminhos...
Imagem
Avatar do Utilizador
Hugo.Panda4x4
Simpatizante
 
Mensagens: 2883
Registado: sexta abr 27, 2007 8:13
Localização: Braga

Mensagempor Nuno Baltazar » segunda fev 22, 2010 18:25

Hugo.Panda4x4 Escreveu:Para quem está a pensar pintar a Carroçaria, amanhã vou pintar uma e tiro umas fotos para postar aqui


Ora aí está uma bela ideia Hugo. Vamos ver se consigo aprender alguma coisa e me ponho a pintar o meu. Ainda não comecei porque além de estar com algum trabalho, também tenho algum receio de ir estragar a "bolha"
Imagem
FIAT PANDA 4x4 SISLEY de 1990
Avatar do Utilizador
Nuno Baltazar
Site Admin
 
Mensagens: 6335
Registado: sexta mai 02, 2008 14:18
Localização: Peniche

Mensagempor Luis Dores » segunda fev 22, 2010 18:28

Força Hugo, pinta lá isso bem pintadinho e mostra e ensina ao pessoal como fazer!!!

Eu nunca pintei nenhuma, mas a verdade é que tenho andado com tanto trabalho que tenho-as lá guardadinhas.... mas quero aprender como o fazer!!!

Venham as fotos e os ensinamentos tb :wink: .

Abraço,
Luis Dores
Panda 4x4 Trophy 100Hp / Panda 4x4 Country Club - Setúbal
Sócio Fundador Nº6 do Clube Pandista Português - (PandisTTa desde 1996)
Imagem
Avatar do Utilizador
Luis Dores
Site Admin
 
Mensagens: 6489
Registado: quarta mai 09, 2007 13:57
Localização: Setúbal

Mensagempor Hugo.Panda4x4 » quarta fev 24, 2010 11:17

Como prometido Aqui fica o Report dentro do que me foi possível, a próxima a pintar vai ser a do Panda, mas reparei que dá bem mais trabalho que esta, é que a do Panda não trás nada para isolar os vidros, tem de ser tudo de fita e lamina.

- Cortar a carroçaria
Imagem
Imagem

- Passar uma lixa a toda a volta da carroçarria
Imagem

- Lavar as mão com sabão rosa e passar no interior para tirar as gorduras
Imagem

- Secar com Papel absorvente

- Isolar todas a partes a não pintar e as que vão ficar noutra cor
Imagem
Imagem
Imagem

- Pintar com camadas muito finas e deixar secar

- Retirar a película protetora exterior

- Colar auto-colantes
Imagem

E está pronta a usar !!!! (faltam algumas fotos que ajudavam mas ouve um pequeno problema durante o processo e falhei alguns disparos)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem...sempre por maus caminhos...
Imagem
Avatar do Utilizador
Hugo.Panda4x4
Simpatizante
 
Mensagens: 2883
Registado: sexta abr 27, 2007 8:13
Localização: Braga

Mensagempor Luis Dores » quarta fev 24, 2010 11:27

Excelente Hugo!!

Que tipo de tinta usaste?

Abraço,
Luis Dores
Panda 4x4 Trophy 100Hp / Panda 4x4 Country Club - Setúbal
Sócio Fundador Nº6 do Clube Pandista Português - (PandisTTa desde 1996)
Imagem
Avatar do Utilizador
Luis Dores
Site Admin
 
Mensagens: 6489
Registado: quarta mai 09, 2007 13:57
Localização: Setúbal

Mensagempor nunopandeireta » quarta fev 24, 2010 13:35

Muito louco, quero ver isso num Panda :D :wink:
FIAT Panda 1.2 4x4 Climbing - 12/2004 O NOVO
EX-FIAT Panda 1.2 4x4 Climbing Pandeireta amarela - 05/2006 (Deixa muito boas memórias)
Sócio nº 13 -> Nuno Mendonça
Avatar do Utilizador
nunopandeireta
Sócio
 
Mensagens: 2543
Registado: sábado set 01, 2007 8:16
Localização: Odivelas / Lisboa

Mensagempor Nuno Baltazar » quarta fev 24, 2010 14:28

Luis Dores Escreveu:Excelente Hugo!!

Que tipo de tinta usaste?

Abraço,


É pintado por dentro ou por fora? E pintura é feita como, com spray?
Imagem
FIAT PANDA 4x4 SISLEY de 1990
Avatar do Utilizador
Nuno Baltazar
Site Admin
 
Mensagens: 6335
Registado: sexta mai 02, 2008 14:18
Localização: Peniche

Mensagempor Luis Dores » quarta fev 24, 2010 14:32

Nuno Baltazar Escreveu:
Luis Dores Escreveu:Excelente Hugo!!

Que tipo de tinta usaste?

Abraço,


É pintado por dentro ou por fora? E pintura é feita como, com spray?


É pintado por dentro Nuno, e só depois de pronto tiras a pelicula de fora....
Luis Dores
Panda 4x4 Trophy 100Hp / Panda 4x4 Country Club - Setúbal
Sócio Fundador Nº6 do Clube Pandista Português - (PandisTTa desde 1996)
Imagem
Avatar do Utilizador
Luis Dores
Site Admin
 
Mensagens: 6489
Registado: quarta mai 09, 2007 13:57
Localização: Setúbal

Mensagempor Nuno Baltazar » quinta fev 25, 2010 22:15

Mais alguma informação tirada dum site brasileiro http://www.ifi.unicamp.br/~epiovani/p_lexan.html

Pintura e Decoração de "Bolhas”

Leia todos os passos antes de iniciar
Pintar trabalhos como os mostrados abaixo não é nenhum acidente. Leva tempo, paciência, e um pouco de "know how". Paciência é uma virtude e tempo cabe a você achar, mas há bastante informação aqui para ajudá-lo a começar.

Mascarando Bolhas de Lexan®

1. As bolhas são pintadas pelo lado de dentro, para aproveitar o brilho do Lexan; como você está pintando ao avesso, você tem que pensar ao avesso para mascarar e pintar.
2. Comece mascarando as janelas. Para facilitar, use uma caneta para transparências para delinear o contorno das janelas, o que facilita ao colocar a máscara por dentro. Depois, identifique a área de cor mais clara a ser pintada, e cubra cuidadosamente. Fica mais fácil se você delinear no lado de fora primeiro os contornos das regiões a ser pintadas. Use uma Caneta de Detalhamento (Parma®, Trinity®, etc.) ou caneta para transparências; sua tinta pode ser removida depois com álcool e um trapo macio. Se o desenho que você escolheu tem muitas curvas ou formas estranhas, use Máscara Líquida (Parma®, Autographics®, etc). Siga as instruções da embalagem. Agora identifique sua próxima área mais escura, e mascare cuidadosamente. Finalmente, quando todas as áreas estiverem mascaradas e tudo aquilo que estiver exposto for a área mais escura, comece a pintar por camadas. Quando esta cor estiver seca, remova a máscara. Pinte agora a próxima cor mais escura, e assim por diante. Quando a pintura de todas as camadas secar completamente, remova as máscaras das janelas.

Pintura de Bolhas de Lexan®

1. As carrocerias, ou Bolhas, são moldadas a vácuo a partir de Lexan® (policarbonato) virgem de alta qualidade. O processo de moldagem a vácuo deixa resíduos químicos no Lexan®, que devem ser removidos para permitir a melhor adesão da pintura. Lave o lado de dentro da bolha com água morna e um detergente moderado (sabão de côco é ótimo), depois seque com um pano suave para evitar arranhar o Lexan®. Alguns fabricantes recomendam que você lixe o lado de dentro do bolha ajudar a adesão da tinta. Embora seja quase desnecessário eu às vezes uso uma esponja áspera 3M.
1a. Existe um tipo especial de tinta para Lexan®. Evite tintas automotivas ou esmalte sintético; estas tintas causam derretimento ou rachaduras no Lexan®. O único tipo de tinta não-específico que pode ser usado em Lexan é a tinta vinílica, usada em impressão com silk-screen. Melhores resultados pode ser obtidos usando-se um aerógrafo, mas latas de aerosol também dão um bom resultado. De fato, eu só usei um aerógrafo em duas de minhas bolhas, bem antes que as tintas de policarbonato estivessem facilmente disponíveis em minha cidade; depois disso, eu usei sempre latas de spray Pactra® ou Tamiya®.
2. Lembre-se de que as bolhas de Lexan® transparentes sempre são pintadas no lado de dentro. Examine a bolha para achar as áreas mais finas, como cantos apertados. Se a você depositar muita tinta nestas áreas, o Lexan® pode ficar mais fraco ou até fundir. Borrife a tinta em demãos finas para evitar escorrimento e rachaduras.
3. Use o saco plástico que foi usado na embalagem original para embrulhar o bolha completamente; depois corte um buraco que se conforme à forma de bolha no lado inferior, e grude com fita de máscara (ou fita crepe automotiva) na bolha, formando uma cobertura completa do exterior da bolha. Isto previne que respingos de tinta manchem o lado de fora, e torna o manuseio muito mais fácil. As bolhas de alguns fabricantes (HPI, Tamiya, Kyosho) vêm recobertas com um filme transparente, que é usado para proteger o exterior da bolha durante a pintura, dispensando o passo anterior. Pode-se usar filme de PVC (Magipack) para reproduzir este esquema.
4. Quando toda a pintura estiver completa e seca, limpe o lado de fora da bolha com fluido de isqueiro em um trapo macio. Use uma Caneta de Detalhamento (Parma®, Trinity®, etc.) para contornar os detalhes da carroceria (portas, etc) no lado de fora da bolha de Lexan®. Evidentemente, se for uma bolha recoberta com filme plástico, retire-o antes!

Aparando Bolhas de Lexan®

A maioria das pessoas corta a bolha depois de pintar e antes de aplicar decalques. Ao aparar a bolha, há várias coisas importantes para se lembrar.
1. Use um estilete afiado para marcar o Lexan® ao longo das linhas de contorno. (Linhas de contorno são os entalhes ao redor da extremidade mais baixa da bolha).
2. Você pode deixar o corte dos pára-lamas e outras áreas arredondadas para o final. Use tesouras cirúrgicas curvas para aparar estas áreas corretamente; existem tesouras específicas para isto também (Duratrax, Tamiya|). Use uma lixa fina (220-250) para alisar extremidades quando terminar. Novamente, uma ferramenta Dremel® com um tambor de lixa fina é de grande ajuda.

Dicas de montagem:

A montagem da bolha deve ser considerada antes da pintura começar. O primeiro passo é determinar onde os apoios estarão em seu veículo. Dois postes frontais e dois traseiros normalmente oferecem o melhor apoio.
Normalmente os carros já vem com postes (body posts) para fixar a bolha ao chassis. Uma vez montados, você coloca sua bolha sem pintura sobre o chassis, observando com atenção onde as caixas de rodas devem se alinhar; observe também a posição do buraco de antena. Para definir a localização exata, eu uso às vezes um ponteiro laser (usado em apresentações de trabalho para apontar projeções); é um método muito preciso, se você puder dispor da ponteira (ou tiver de quem emprestar, como eu faço).
Uma vez que você tenha pintado e recortado sua bolha, você pode perfurar buracos no diâmetro dos postes nas localizações predeterminadas.
1. Monte os postes de bolha no chassis;.
2. Coloque a bolha aparada em cima de seu carro na localização correta. Tenha certeza de que os pneus não estejam roçando na bolha, e que você tenha altura suficiente do solo.
3. Use uma furadeira (Dremel, de novo), para fazer os furos nos lugares marcados;
4. Faça os ajustes necessários nos postes para deixar os apoios na altura correta, de modo que a bolha fique a 4-5 mm do solo. Pode ser necessário rodar um pouco com o carro para ver se não está roçando no solo, ou se as rodas não estão pegando na bolha com o carro movendo a suspensão ou fazendo curvas.

Dicas de Detalhamento:

1. Em vez de tinta prata, tente Monokote® prateado (disponível onde aviões de R/C são vendidos) para detalhes cromados. Parece real! Aplique do lado de dentro do bolha. Tenha muito cuidado entretanto, pois rasga muito facilmente. Outra alternativa interessante para criar belos efeitos em faróis e lanternas é usar pequenos pedaços de Insul-FilmÔ (3M) prateado; nos faróis, deixe a área transparente e aplique o filme após pintar. Nas lanternas, deixe transparente, mas pinte com tinta vermelha ou amarela translúcida para modelismo (Tamiya), e depois aplique o filme. Dá resultados excelentes à luz do sol.
2. Tons degradée (ou áreas sombreadas) podem ser criados "esfumaçando" uma cor (normalmente a cor mais escura), dando o fundo depois com a segunda cor. Pratique esta técnica em uma sobra de Lexan®. Quanto mais praticar, melhor você se tornará. Um aerógrafo funciona melhor com esta técnica, porque você pode controlar o fluxo de ar e tinta constantemente.
3. Para dar mais brilho em cores (principalmente luminosas ou fluorescentes), dê uma mão de fundo com branco ou prata. Isto é feito dando uma mão leve de prata ou branco em cima de cada área depois de pintada e seca, mas antes de você tirar a máscara para a próxima cor.
Aplicando Adesivos:
Os decalques de R/C são do tipo adesivo. Eles não são à base de água, e sim de vinil ou Mylar auto-adesivo e impresso.
1. Você pode usar um pouco de limpador de vidros na bolha para lhe ajudar a aplicar os decalques maiores (embora uma mistura de um pouco de água e sabonete de mão funcione da mesma maneira). Esta mistura retarda a adesão até que você consiga a posição correta. Se você encontrar à venda. o líquido de aplicação de adesivos da Autographics é excelente. Agora aperte qualquer excesso de umidade com seus dedos até adquirir adesão completa, removendo as bolhas eventuais.
1a. Usar um secador de cabelo é uma idéia boa para amolecer o vinil dos decalques; os deixará mais flexíveis para colocar em superfícies curvas, e ajuda a secar a mistura debaixo do decalque depois da aplicação.
2. Recorte cada decalque a ser aplicado, tão perto quanto possível da borda com um estilete ou tesoura. Faça cortes contínuos para uma melhor aparência.
3. Tente não tocar o lado adesivo do decal, o que deixa impressões digitais. Ao invés, corte parte do papel de suporte, grude na parte do decalque solta, descasque o resto fora, e aperta o decalque aos poucos, eliminando as bolhas.
Imagem
FIAT PANDA 4x4 SISLEY de 1990
Avatar do Utilizador
Nuno Baltazar
Site Admin
 
Mensagens: 6335
Registado: sexta mai 02, 2008 14:18
Localização: Peniche

Re: Compra de Carroçarias para Carros RC

Mensagempor Hugo.Panda4x4 » segunda jul 30, 2012 16:53

a minha já está pintada vejam como ficou

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem...sempre por maus caminhos...
Imagem
Avatar do Utilizador
Hugo.Panda4x4
Simpatizante
 
Mensagens: 2883
Registado: sexta abr 27, 2007 8:13
Localização: Braga

Re: Compra de Carroçarias para Carros RC

Mensagempor Nuno Baltazar » segunda jul 30, 2012 17:31

Boa Hugo, o meu continua à espera que eu ganhe paciência para o pintar :wink:
Imagem
FIAT PANDA 4x4 SISLEY de 1990
Avatar do Utilizador
Nuno Baltazar
Site Admin
 
Mensagens: 6335
Registado: sexta mai 02, 2008 14:18
Localização: Peniche

Re: Compra de Carroçarias para Carros RC

Mensagempor Luis Dores » quinta ago 23, 2012 12:10

Nuno Baltazar Escreveu:Boa Hugo, o meu continua à espera que eu ganhe paciência para o pintar :wink:



Já somos dois Nuno, os meus tb estão á espera de pintura.... agora devo começar a ter mais tempo por isso vamos ver se é desta.... a ver se pinto primeiro a que vai para o MTA4...

Ficou porreiro Hugo, pena não arranjar-mos do clássico, mas tenho um molde quase feito tb para o MTA4.... :wink: ,quando fibrar coloco aqui fotos...

Abraço,
Luis Dores
Panda 4x4 Trophy 100Hp / Panda 4x4 Country Club - Setúbal
Sócio Fundador Nº6 do Clube Pandista Português - (PandisTTa desde 1996)
Imagem
Avatar do Utilizador
Luis Dores
Site Admin
 
Mensagens: 6489
Registado: quarta mai 09, 2007 13:57
Localização: Setúbal

Anterior

Voltar para Compras e Vendas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron