8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Encontros oficiais, Informais e Actividades do Clube

8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » quarta set 07, 2011 9:50

8º Encontro Informal, Ponte da Barca - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)
Para Pandas 4x4 e 4x2, percurso turístico.

Logótipo:
Imagem

Cartaz:
Imagem
Cartaz com mais resolução: http://www.mediafire.com/i/?b6r65zsbie8wynb

Vídeo promocional:


Vídeo do Encontro Informal:


Fotografias do Encontro:
http://galeria.panda4x4.net/v/informais/8ei/8eiN/

Programa:
09:00h - Concentração no Largo do Corro em Ponte da Barca
09:30h - Inicio do Passeio (percurso da manhã)
12:00h - Visita à Barragem do Lindoso
13:00h - Almoço
14:00h - Visita ao Lindoso (Castelo e Espigueiros)
15:00h - Inicio do Passeio (percurso da tarde)
16:00h - Visita ao Santuário da Senhora da Peneda
18:00h - Encerramento

Nota: o programa poderá sofrer modificações, consoante o desenvolvimento do Informal.

Almoço:
Será do tipo PIC-NIC

Mapas e percurso:

Mapas: http://www.mediafire.com/?7k5s86r8bsl4c (protegidos por password, os inscritos podem enviar-me uma PM a solicitar a mesma)

Ponto de Encontro:
Largo do Corro, Ponte da Barca / Coordenadas: 41°48'31.00"N - 08°25'17.07"W
POI para o TOM TOM: http://www.mediafire.com/?gtsr5asxdz6ehae
POI para o IGO: http://www.mediafire.com/?jcp53h4eqfbeqnc
Placemark para o Google Earth: http://www.mediafire.com/?b2nymbe8jy7obkw
Waypoint para o OziExplorer, CompeGPS e TwoNav: http://www.mediafire.com/?31lvilk8s0dvck2

Percurso (protegido por password, os inscritos podem enviar-me uma PM a solicitar a mesma):
Para o IGO: http://www.mediafire.com/?12m4r6gqf1c1713
Para o Google Earth: http://www.mediafire.com/?gpbbbd89ar29x00
Para o OziExplorer, CompeGPS e TwoNav: http://www.mediafire.com/?uigh610gqjbrt71

Participantes (pré-inscrição):
1 - Nome: Agostinho Fernandes / Modelo: ???? / Participantes: 3 / Concelho: Barcelos
2 - Nome: Tiago Vilas / Modelo: Sisley / Participantes: 2 / Concelho: Valença
3 - Nome: João Pinheiro / Modelo: Sisley / Participantes: 3 / Concelho: Barcelos
4 - Nome: Ricardo Escobar / Modelo: 750cl / Participantes: 2 / Concelho: Santo Tirso
5 - Nome: Pedro Mota / Modelo: Country Club / Participantes: a confirmar / Concelho: Valença
6 - Nome: Ivo Vilaça / Modelo: Sisley / Participantes: 3 / Concelho: Barcelos
7 - Nome: Nuno Branco / Modelo: CLX 4x4 / Participantes: 4 / Concelho: Vila Nova de Famalicão
8 - Nome: João Azevedo / Modelo: CLX 4X4 / Participantes: 3 / Concelho: Vila Real
9 - Nome: André Pinto / Modelo: Sisley?? / Participantes ?? / Concelho: Ponte da Barca
10 - Nome: Miguel Carvalho / Modelo: Panda Sisley / Participantes: 3 / Concelho: Braga
11 - Nome: Nuno Pacheco / Modelo: Panda Sisley / Participantes: 3 / Concelho: Braga

Informações diversas:

Comunicações rádio:
Canal PMR: 4
Canal CB: 4

Para Pandas 4x2 e 4x4
Este Encontro Informal, será apenas turístico, destinando-se à confraternização dos pandistas e a dar a conhecer o locais que iremos visitar.
Todo-o-Terreno, será opcional em alguns pontos.

Meteorologia: http://www.accuweather.com/pt/pt/viana- ... ecast.aspx

Ponte da Barca já se chamou apenas Barca, nome que lhe veio da barca de travessia do rio, que obrigou a construir a casa do barqueiro, levantando-se depois outras para os que se dedicavam ao tráfego fluvial e para acolher os transeuntes, sobretudo, os peregrinos de Santiago de Compostela.
Com a reconstrução da primitiva ponte sobre o rio Lima, em meados do século XIV, este lugar passou a chamar-se Ponte da Barca. Segundo os registos documentais, Ponte da Barca já no início da nacionalidade era terra de importância material e de categoria política. Porque esta pequena povoação se encontrava localizada em lugar estratégico, facilitador de viagens e transportes adequados à época, prosperou a tal ponto que a vila de então se transformou, administrativamente, em sede de concelho.
De entre o seu património monumental, a ponte tem um lugar relevante por ser, no género, uma das mais notáveis obras construídas no Portugal medieval.
Com perto de 200 metros de comprimento e dez amplos arcos, apoiados em fortes pilares com talhamares, esta obra sofreu duas grandes reformas, uma em 1716, que reconstruiu e modificou os dois arcos centrais, e outra nos fins do século XIX, que visou o alargamento do seu piso. Destaque para a Igreja Matriz, dedicada a S. João Baptista, Igreja de Misericórdia, várias capelas, Pelourinho, os Paços do Concelho e o antigo mercado.

Locais de Passagem:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos 360º
http://www.antoniochaves.com/fotografia ... -da-barca/
http://www.360portugal.com/Distritos.QT ... index.html

Videos:
Ponte da Barca

Lindoso:



O Santuário de Nossa Senhora da Peneda foi construído entre os finais do Séc. XVIII e os meados do Séc. XIX, pelo que o caracter neoclássico predomina no conjunto, embora haja ainda em certas partes mais antigas algumas reminiscências barrocas. Erguido junto de um morro alcantilado e agreste em frente de um vale estreito fértil. Deste vale rompe para o Santuário uma escadaria de dois lanços e 300 metros, em linha recta. No cimo existe um pórtico que dá acesso a um terreno octogonal, que tem ao centro uma coluna com a data de 1787 e que suporta a figura do anjo da guarda. A rodear o pórtico e circundando o terreno, estão as primeiras capelas. São de planta quadrangular, ou hexagunal com telhado em forma de pirâmide, encerrando no interior grupos escultóricos - alusivos à vida de Cristo.
De salientar ainda a existência dos designados quartéis (destinados a albergar os peregrinos) e as casas da confraria.
A Virgem da Peneda, padroeira deste excelso oásis sertanejo de piedade e bucolismo, pela afluência de romeiros e fama de milagres, é uma verdadeira senhora de Fátima do Alto Minho. Recua-se a sua aparição aos tempos medievais, talvez ao período tormentoso das guerras da reconquista, feita a uma virtuosa pastorinha da Gavieira, segundo uns, concedida, segundo outros, a um terrível criminoso evadido à acção da justiça, para o converter.
Para a romaria da Senhora da Peneda ainda descem, de vários pontos, através da serra, muitos peregrinos a pé, para os quais só assim a romagem resulta. No entanto, com as vias de penetração abertas pelos serviços florestais, a romaria foi perdendo o original pitoresco de outrora, com caminhadas nocturnas pelo deserto pedregoso e agreste, espreitadelas de lobos, dormidas ao relento e colações improvisadas à beira dos regatos. Era então, dias e noites seguidas, por todo o mês de Setembro, uma áspera continua e estafante peregrinação, verdadeira avalanche de devotos, vinda dos quatro pontos cardeais, no seio de uma paisagem austera e inóspita - pedregulhos informes, desfiladeiros íngremes, tojos, carrascos, urzes, - a qual, por si só, já constituía uma dura penitencia.
As águas batidas e revoltas humedeciam e esfriavam ainda mais a atmosfera inclemente. Os romeiros caminhavam durante horas intermináveis de abnegado esforço de noite à luz de lanternas e de gasómetros, de dia, quando a aurora de fazia anunciar sobre os raios dum sol impertinente, de farnéis ás costas, escasseando as concorridas sombras proporcionadas pelos penedões e pelas centenárias árvore. Os que partiam de Melgaço, pelas duas horas da madrugada detinham-se, ao nascer do sol, em Lamas de Mouros, pitoresca povoação nas cercanias de Castro Laboreiro, onde tomavam o café. Era aqui que se concentravam as burriqueiras para alugarem os jumentos ás pessoas idosas que viessem cansadas. Aglomerados de portugueses e de galegos, a cada passo se encontravam e juntavam, acamaradando na folia, com os seus descantes e bailados regionais.
Nas encruzilhadas apareciam as castrejas, embiocadas nas suas típicas capas escuras, também com burros para alugar. Ofereciam-nos:“- alugue o meu geriquinho é mansinho e não deixa cair ninguém”.
A romaria realizada a 7 de Setembro segue a tradição das grandes peregrinações marianas da Época Moderna, onde a envolvente paisagística, nomeadamente a proximidade de um grande elemento rochoso natural e forte visibilidade, favoreceram o desenvolvimento de uma ambiência própria com maior liberdade festiva e um isolamento espiritual mais próximo das necessidades dos romeiros.

Lenda - Aparição da Senhora da Peneda
Conta-se que a Senhora da Peneda apareceu em cinco de Agosto de 1220 a uma serraninha que pastoreava por entre aquelas penedias, algumas cabras. A Senhora apareceu-lhe em forma de uma pomba branca voando ao redor dela e, pediu-lhe que dissesse aos do seu lugar da Gavieira para lhe edificarem naquele lugar uma ermida; a pastorinha falou aos seus pais, da Senhora, mas sem efeito, porque não lhe deu crédito.
Noutro dia, voltando a pastorinha com as suas cabras por aquelas mesmas paragens, lhe tornou a aparecer a mesma Senhora na mesma lapa, não como na primeira vez, em forma de pomba (como ela referia) mas na forma em que hoje se vê, e lhe disse: filha, já que te não querem dar crédito ao que eu mando, vai ao lugar de Roussas (que fica na mesma freguesia de Gavieira, no mesmo termo do concelho de Soajo) onde está uma mulher entrevada há dezoito anos e diz aos moradores do lugar que tragam à minha presença, para que ela fique de perfeita saúde, e assim te darão crédito ao que eu te ordeno. Assim o fez a venturosa pastorinha, e trouxe a mulher que se chamava Domingas Gregório. Tanto que esta chegou à vista daquela Sagrada Imagem da Rainha dos Anjos, logo alcançou uma perfeita saúde e ficou livre e sã de todos os males que padecia, louvando a Virgem Senhora pelo singular benefício que lhe havia feito.

Imagem
Imagem


http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal / Ponte - 8 Outubro 2011 (Núcleo No

Mensagempor Agostinho » quarta set 07, 2011 12:06

Adicionadas algumas fotos dos locais por onde iremos passar 8)
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal / Ponte - 8 Outubro 2011 (Núcleo No

Mensagempor andreporelo » quarta set 07, 2011 13:50

Agostinho Escreveu:Adicionadas algumas fotos dos locais por onde iremos passar 8)


BELO!!!!
Imagem
Avatar do Utilizador
andreporelo
Simpatizante
 
Mensagens: 6707
Registado: quarta mai 09, 2007 14:08
Localização: Alcochete

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor jae86 » quinta set 08, 2011 14:14

Excelente iniciativa, vou tentar ir :P
Avatar do Utilizador
jae86
Simpatizante
 
Mensagens: 249
Registado: quarta mai 18, 2011 23:36
Localização: Vila Real

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Skobalpinista » quinta set 08, 2011 14:55

Se estamos a falar de 4x4 opcional e se é algo mais turístico lá estarei :))
Vou ver se a navegadora alinha....
Pequenos,duros e imparáveis -:))
O meu Restauro
viewtopic.php?f=45&t=3325
Avatar do Utilizador
Skobalpinista
Simpatizante
 
Mensagens: 1038
Registado: sábado jan 16, 2010 21:53
Localização: Santo Tirso

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » sexta set 09, 2011 8:11

Apareçam, tb para conhecerem pessoalmente algum dos pandistas :wink:
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Cataninho » sexta set 09, 2011 10:44

Tanto queria ir ao meu primeiro encontro e tou com azar :( tenho um casamento neste dia.
Cataninho
Simpatizante
 
Mensagens: 57
Registado: quinta set 09, 2010 4:19
Localização: Penafiel

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Picaxxxu » domingo set 11, 2011 0:01

Xiça, isso é longe cumó raio!!! :)
Quando vi este tópico, pensei logo, "é desta!", mas vamos lá ver. Nessa semana vou estar de férias, vai ficar dependente do sítio onde acabar a semana, e se conseguir preparar o panda até lá, pq tenho algumas coisitas para resolver. Mas como tou de férias, deve dar para preparar tudo.
Qual é a data limite para confirmação? Ainda não há informação de preços?
Avatar do Utilizador
Picaxxxu
Simpatizante
 
Mensagens: 1073
Registado: quarta jan 06, 2010 2:34
Localização: Viseu

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » domingo set 11, 2011 17:07

A confirmação deverá ser para ai 3 dias antes.

Os preços será o preço do restaurante, vai ser como costume, vem a conta e dividimos por todos :wink:
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Cataninho » segunda set 12, 2011 14:06

o encontro é de manhã e de tarde? já existem horas de início e fim (mesmo que aproximadas)?
Cataninho
Simpatizante
 
Mensagens: 57
Registado: quinta set 09, 2010 4:19
Localização: Penafiel

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » segunda set 12, 2011 18:53

O encontro será de manhã, embora a hora ainda esteja pendente da confirmação da visita à Barragem do Lindoso.
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » terça set 13, 2011 8:58

Ponte da Barca:


Lindoso:
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Picaxxxu » terça set 13, 2011 9:40

Gostei do audio do último... tio Zeca rula! :)
Avatar do Utilizador
Picaxxxu
Simpatizante
 
Mensagens: 1073
Registado: quarta jan 06, 2010 2:34
Localização: Viseu

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » quarta set 14, 2011 16:16

Vamos a ver se conseguimos neste passeio fazer um vídeo que rivaliza com os existentes sobre a zona :wink:
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » quinta set 15, 2011 14:52

Para se ter um numero médio dos participantes, estão abertas as pré-inscrições, esta pré-inscrição não é um compromisso de participação :wink:

Nome, xxxxx / Modelo, xxxxx / Participantes, xxxxx / Concelho, xxxx
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor jonifili » quinta set 15, 2011 15:07

dia 8 de Outubro não "marra" com a ida aos Pirineus?
Avatar do Utilizador
jonifili
Simpatizante
 
Mensagens: 591
Registado: segunda out 06, 2008 13:22
Localização: Algés

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » quinta set 15, 2011 15:11

O informal, é para os "invejosos" que não podem ir à Expedição :( :(
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor rosca2 » quinta set 15, 2011 15:14

Agostinho, querias dizes "imBejosos", não era????? :D :D
CumprimenTTos
José Leites

Imagem
Panda Country Club 4x4 '92' (Rosca I)
Panda Country Club 4x4 '92' (Rosca II)
Panda 4x4 Climbing '05' (Rosca III)
Avatar do Utilizador
rosca2
Sócio
 
Mensagens: 726
Registado: quarta ago 19, 2009 18:21
Localização: Barreiro

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » quinta set 15, 2011 15:17

rosca2 Escreveu:Agostinho, querias dizes "imBejosos", não era????? :D :D


:lol: :lol: :lol: Quase :wink: mas não convém confundir o sotaque do Tripeiro com o Minhoto :twisted:


Agostinho Escreveu:Para se ter um numero médio dos participantes, estão abertas as pré-inscrições, esta pré-inscrição não é um compromisso de participação :wink:

Nome, xxxxx / Modelo, xxxxx / Participantes, xxxxx / Concelho, xxxx
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor rosca2 » quinta set 15, 2011 15:24

OK OK, Agostinho, então quanto ao sotaque estamos esclarecidos.... :D :D

Aproveito para desejar sinceramente uma excelente expedição a todos os participantes, e é com muita "inveja" que Vos vejo partir, mas na volta espero muitas fotos para ficar ainda mais "inBejoso" de não ir.... 8)

Grande abraço
CumprimenTTos
José Leites

Imagem
Panda Country Club 4x4 '92' (Rosca I)
Panda Country Club 4x4 '92' (Rosca II)
Panda 4x4 Climbing '05' (Rosca III)
Avatar do Utilizador
rosca2
Sócio
 
Mensagens: 726
Registado: quarta ago 19, 2009 18:21
Localização: Barreiro

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor jonifili » quinta set 15, 2011 15:35

Agostinho Escreveu:O informal, é para os "invejosos" que não podem ir à Expedição :( :(


Pois... mas é pena
Avatar do Utilizador
jonifili
Simpatizante
 
Mensagens: 591
Registado: segunda out 06, 2008 13:22
Localização: Algés

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Tvilas » sexta set 16, 2011 15:14

posso fazer a pré inscrição neste post?

abraço
Sócio nº062 - Tiago Viana Oliveira Vilas
00351918974153
http://forum.panda4x4.net/viewtopic.php?f=29&t=4499 - Diário de Alterações

Imagem
Sisley 4x4 89 *.*
Avatar do Utilizador
Tvilas
Simpatizante
 
Mensagens: 195
Registado: segunda fev 14, 2011 17:40
Localização: Valença

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Skobalpinista » sábado set 17, 2011 2:27

Uma pergunta..
Saindo eu aqui de Santo Tirso...alguem de Braga ou Famalicão para acompanhar até Ponte da Barca???
O panda tem medo de ir sozinho!!!
Pequenos,duros e imparáveis -:))
O meu Restauro
viewtopic.php?f=45&t=3325
Avatar do Utilizador
Skobalpinista
Simpatizante
 
Mensagens: 1038
Registado: sábado jan 16, 2010 21:53
Localização: Santo Tirso

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Agostinho » segunda set 19, 2011 8:46

Tvilas Escreveu:posso fazer a pré inscrição neste post?
abraço


Pode e deves :wink:


Skobalpinista Escreveu:Uma pergunta..
Saindo eu aqui de Santo Tirso...alguem de Braga ou Famalicão para acompanhar até Ponte da Barca???
O panda tem medo de ir sozinho!!!


Sempre podes ir com o pessoal de Barcelos :lol:
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Re: 8º Encontro Informal - 8 Outubro 2011 (Núcleo Norte)

Mensagempor Tvilas » segunda set 19, 2011 10:09

Nome: Tiago Vilas / Modelo: Sisley / Participantes: 2 / Concelho: Valença :mrgreen:

é impressão minha ou temos poucos aderentes a este informal?

Grande abraço!!
Editado pela última vez por Tvilas em segunda set 19, 2011 13:57, num total de 1 vez.
Sócio nº062 - Tiago Viana Oliveira Vilas
00351918974153
http://forum.panda4x4.net/viewtopic.php?f=29&t=4499 - Diário de Alterações

Imagem
Sisley 4x4 89 *.*
Avatar do Utilizador
Tvilas
Simpatizante
 
Mensagens: 195
Registado: segunda fev 14, 2011 17:40
Localização: Valença

Próximo

Voltar para Encontros / Actividades

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron