Aldeias Minhotas

VolTTas realizadas pelos Sócios.

Aldeias Minhotas

Mensagempor Agostinho » quarta jan 06, 2010 9:43

Inspirado nos post's do Nuno e do Jagyver, sempre que tiver disponibilidade, irei visitar algumas das aldeias mais pitorescas do Minho, a ideia é fazer algum TT, mas com uma componente turística, e apenas 2 aldeias por VolTTa :wink:

A ideia é conhecer os locais e não fazer km's

Para já na agenda estão Arga de Cima e Arga de Baixo (Seera de Arga) :wink:

Arga de Cima
Imagem

Imagem

Informação Sumária
Padroeiro: Santo Antão.
Habitantes: Cerca de 87 pessoas (I.N.E. 2001).
Eleitores Inscritos: 100 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Agricultura, pecuária e construção civil.
Tradições festivas: Nossa Senhora do Rosário (1º domingo após 15 de Agosto) e S. Silvestre (31 de Dezembro) e Santo Antão (17 de Janeiro).
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Capela do Santo do Alto e Serra d’Arga.
Artesanato: Fiação de lã e bordados.
Gastronomia: Cabrito à serra de Arga e sarapatel.
Associativismo: Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra de Arga.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS
A Freguesia de Arga de Cima estende-se por cerca de 868 hectares e, como o seu topónimo indica, situa-se num dos pontos mais altos da Serra de Arga, a aproximadamente 17 km, da vila de Caminha, a sede do concelho a que pertence, sendo composta pelos lugares de Gandra, Torno, Bouça, Souteiro, Tojal e Lages.
Das principais atracções turísticas da freguesia, a autarquia realça o seu património monumental, composto pela Igreja Paroquial, pela Capela de Santo do Alto (conhecida como do Santo do Chocalho) a qual está associada a várias lendas e histórias da Serra d’Arga, pelo Pontão do Lobo, sobre o Regato da Fraga que é uma referência da Serra, em Arga de Cima, pela sua construção tosca de características impares. Refira-se que não faltam, espigueiros, moinhos, quedas de água e outras construções em xisto e granito que são a marca ancestral do povo das Argas na luta pela sobrevivência. Povo que parece aqui viver desde os tempos megalíticos, porque se entende, pese embora não haver história desses tempos tão remotos, em Arga de Cima, a verdade é que nesta região, em algumas terras vizinhas, existem as provas de que por estas paragens, viveram comunidades humanas milénios antes da nossa era cristã.

RESENHA HISTÓRICA
A respeito da história desta freguesia, no livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo" diz textualmente:
«No censual de D. Frei Baltazar Limpo (1551-1581), refere-se que esta freguesia pertencia, na época, ao mosteiro das freiras beneditinas de Valboa, situado em Campos, Vila Nova de Cerveira.
Nos Inquéritos Paroquiais de 1758, porém, esta igreja é mencionada como às religiosas do convento de Santa Ana, de Viana do Castelo, que tinham o direito da apresentação do vigário. Na verdade, o mosteiro de Valboa, com todos os seus bens, fora ao tempo incorporado neste convento. À abadesa do dito convento pertenciam os dízimos da freguesia, cabendo-lhe, em contrapartida, a obrigação de pagar ao pároco uma côngrua de 12 mil réis.
Segundo o Padre Cardoso, a freguesia esteve sujeita no foro secular às justiças da vila de Caminha e, no eclesiástico, às da vila de Valença.
A freguesia estava anexada administrativamente à vizinha freguesia de Arga de Baixo, até 1904, aquando do alvará de 9 de Dezembro.
Nos censos de 1911 a 1930 tinha anexada a freguesia de Arga de Baixo.»

Arga de Baixo
Imagem

Imagem

Informação Sumária
Padroeira: Nossa Senhora da Assunção.
Habitantes: Cerca de 99 pessoas.
Eleitores Inscritos: 149 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Agricultura, pecuária e construção civil.
Tradições festivas: Nossa Senhora do Rosário (15 de Agosto) e Senhora da Rocha (25 de Julho).
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja e cruzeiro paroquial, Capela da Nossa Senhora da Rocha, Serra de Arga, quedas de água do Franjode e dos Calderões, moinhos e espigueiros.
Artesanato: Fiação de lã e bordados.
Gastronomia: Sarapatel da serra de Arga, cabrito à serra de Arga e enchidos de porco.
Associativismo: Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra de Arga.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS
Esta freguesia, localizada em plena Serra de Arga, ocupa um território de 970 ha, distando cerca de 16 km da sede concelhia, a Vila de Caminha. Os três lugares principais da freguesia são: Arga, Castanheira e Barziela. O seu topónimo, Arga de Baixo, não significa que esteja a baixa altitude, muito pelo contrário, justifica-se, pelo facto existir a Freguesia de Arga de Cima, que Lhe estabelece os limites a nascente. A norte esses limites acontecem com a Freguesia de Covas, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Cerveira, a sul está a Freguesia de Montaria, pertencente ao Concelho de Viana do Castelo. A Poente está a Freguesia de Arga de São João pertencente ao Concelho de Caminha. O seu território, farto em granitos e xistos, proporciona um admirável aspecto rústico, tão característico destas cercanias, e que são um dos seus aspectos turísticos.
As outras mais valias, em termos de atracção desta freguesia, são: as quedas de água, sendo a dos caldeirões a mais atraente, moinhos, espigueiros, pontes que se perdem na memória dos tempos, a Ponte das Traves é uma das que melhor testemunha o passado histórico da fixação do homem nestas terras. Aliás, esse passado não passa despercebido nesta região montanhosa, e a prova disso encontra-se a poucas centenas de metros desta freguesia, na vizinha Freguesia de Arga de São João. Aí o seu Mosteiro de São João de Arga, que segundo o Padre António Carvalho da Costa (Sec.XIX), foi mandado construir por S. Frutuoso, bispo de Braga, no reinado de Sisebuto, estando acabado no ano de 661, porquanto esta era se achou escrita em uma pedreira da igreja (Coreografia Portuguesa).
São marcas indiscutíveis da importância que o homem, no passado, deu às Argas e onde, portanto, Arga de Baixo, que não tem documentação tão longingua, mas que tem vestígios desse passado, onde o património edificado, legado pelos ancestrais, não deixam dúvidas.

RESENHA HISTÓRICA
A respeito da história desta freguesia, e que agora sim documentado, no livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo" diz textualmente:
«A primeira referência histórica a esta freguesia encontra-se no Censual de D. Frei Baltasar Limpo (1551-1581). Neste documento alude-se a Santa Maria da Ladeira, que atendendo às confrontações indicadas para a sua localização, se pode identificar com Arga de Baixo.
Foi curato da apresentação do abade de Covas, a quem estavam reservados metade de dois prestimónios da Ordem de Cristo.
Em meados do século XVIII já estava construída a igreja paroquial, como atesta a data inscrita num cunhal da igreja e o próprio Inquérito Paroquial de 1758.
A Estatística Paroquial de 1862, contudo, refere-a como sendo da apresentação da Casa do Infantado, tendo passado mais tarde a vigairaria.
Segundo o P. Cardoso, Santa Maria de Arga estava sujeita no foro secular às justiças da Vila de Caminha e no eclesiástico às de Valença.
Nos censos dos anos de 1911 a 1930 tinha anexada a freguesia de Arga de Cima.»
Em Arga de Baixo tal como em outras terras desta região, a agricultura na economia local subsiste até hoje. Contudo, esta é, na sua totalidade, de auto-subsistência e caracterizada pela produção doméstica de vinho, batata, feijão e milho e pela pastorícia.
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Mensagempor Agostinho » domingo jan 24, 2010 18:10

Este sábado, 23/01/2010, parti em busca das aldeias de Arga de Cima e Arga de Baixo, conforme escrevi na mensagem anterior.

Não vou relatar muito, pois as fotos falam por si.
Apenas fiz a aldeia de Arga de Cima, pois perdi-me na conversa com um pastor local sobre a história e tradições locais, no entanto, ele logo avisou, que vinha ai uma neblina e que dentro de 1h iria chover... dito e feito.
Pelo que apenas deu para percorrer alguns cantos de Arga de Cima, o percurso teve algum TT, mas o que verdadeiramente fascina naquela aldeia são... vejam as fotos.

Para a próxima farei a aldeia de Arga de Baixo, com paragem obrigatória na Tasca do Horácio :wink:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
http://www.pandistadonorte.net

Imagem
"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações."
Agostinho
Simpatizante
 
Mensagens: 11782
Registado: sexta abr 27, 2007 7:58
Localização: Watford, UK

Mensagempor JOAO FRANCISCO » domingo jan 24, 2010 19:02

Aldeia maravilhosa muito bonita
Belo passatempo que tens Agostinho de ires descobrido essas Aldeias continua :D

um abraço
joao francisco
Avatar do Utilizador
JOAO FRANCISCO
Sócio
 
Mensagens: 2506
Registado: segunda jun 11, 2007 21:10
Localização: PAIA - PONTINHA

Mensagempor AlmeraSport » domingo jan 24, 2010 19:17

Muito fixe mesmo.

Bela reportagem, continua que eu estou a adorar.

Só é pena eu não ir mais vezes ao Norte :(

Abraço
AlmeraSport
Simpatizante
 
Mensagens: 1708
Registado: segunda out 13, 2008 19:43

Mensagempor greendevil » domingo jan 24, 2010 19:40

Muito fixe, Agostinho. Parabéns pela tua iniciativa e pela partilha.

Aquele abraço,
greendevil - FIAT Panda Cross - sóce nº SIMCUENTA
...ao sol, chuva ou relento, sem hora nem momento


Imagem
Avatar do Utilizador
greendevil
Simpatizante
 
Mensagens: 599
Registado: terça abr 22, 2008 16:43
Localização: porrr companhêrres À'rrrábida e o Sáde

Mensagempor Nuno Baltazar » domingo jan 24, 2010 20:27

Que saudades que eu já tenho do Minho. É espectacular em qualquer altura do ano.
Imagem
FIAT PANDA 4x4 SISLEY de 1990
Avatar do Utilizador
Nuno Baltazar
Site Admin
 
Mensagens: 6333
Registado: sexta mai 02, 2008 14:18
Localização: Peniche

Mensagempor andreporelo » domingo jan 24, 2010 23:20

Espectáculo Agostinho, ... Serra de Arga em altas! :D
Imagem
Avatar do Utilizador
andreporelo
Simpatizante
 
Mensagens: 6707
Registado: quarta mai 09, 2007 14:08
Localização: Alcochete

Mensagempor Luis Dores » domingo jan 24, 2010 23:53

Obrigado Agostinho pela partilha, assim ficamos todos a conhecer tb um pouco mais o minho!!

Abraço,
Luis Dores
Panda 4x4 Trophy 100Hp / Panda 4x4 Country Club - Setúbal
Sócio Fundador Nº6 do Clube Pandista Português - (PandisTTa desde 1996)
Imagem
Avatar do Utilizador
Luis Dores
Site Admin
 
Mensagens: 6489
Registado: quarta mai 09, 2007 13:57
Localização: Setúbal

Mensagempor Hugo.Panda4x4 » segunda jan 25, 2010 12:21

muito bem Agostinho :wink:
Imagem...sempre por maus caminhos...
Imagem
Avatar do Utilizador
Hugo.Panda4x4
Simpatizante
 
Mensagens: 2883
Registado: sexta abr 27, 2007 8:13
Localização: Braga

Mensagempor nunopandeireta » segunda jan 25, 2010 13:42

Paisagens de morrer :wink:
FIAT Panda 1.2 4x4 Climbing - 12/2004 O NOVO
EX-FIAT Panda 1.2 4x4 Climbing Pandeireta amarela - 05/2006 (Deixa muito boas memórias)
Sócio nº 13 -> Nuno Mendonça
Avatar do Utilizador
nunopandeireta
Sócio
 
Mensagens: 2543
Registado: sábado set 01, 2007 8:16
Localização: Odivelas / Lisboa

Mensagempor Jagyver » segunda jan 25, 2010 13:56

Lindo!!!

Aqui está a prova de que este nosso cantinho é mesmo espectacular!

Estiveste (e estás!) bem Agostinho!
Pedro Gomes - Sócio nº34 - ex-Panda Cross "Pantufas"
Pandorca 100% original... sem corantes nem conservantes!
Avatar do Utilizador
Jagyver
Simpatizante
 
Mensagens: 959
Registado: quinta set 18, 2008 0:56
Localização: Lisboa

Mensagempor JOAO FRANCISCO » segunda jan 25, 2010 21:40

Agostinho arranja-me uma casinha com pouco terreno ,para eu começar ir ai mais vezes gosto muito dessa zona de Portugal

um abraço
joao francisco
Avatar do Utilizador
JOAO FRANCISCO
Sócio
 
Mensagens: 2506
Registado: segunda jun 11, 2007 21:10
Localização: PAIA - PONTINHA


Voltar para VolTTas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron