7º Encontro

7º Encontro

Mensagempor História » sexta fev 25, 2011 10:09

Logotipo
Imagem

Cartaz
Imagem

Descrição
O Grupo de Amigos do Panda 4x4 reuniu-se mais uma vez nos passados dias 25 e 26 de Junho de 2005, para fazer furor por montes e vales em Terras de D. Afonso Henriques.
A concentração estava marcada para as 09:30 horas no campo de S. Mamede, localizado nas costas do Castelo de Guimarães, cidade onde nasceu Portugal.
Este encontro foi organizado pelos pandistas Margarida Machado e Hugo Pacheco.
Com o atraso de alguns participantes e as saudades de ver grandes amigos e algumas caras novas, a conversa foi-se estendendo e a partida foi dada bem perto das 11 horas, quando estavam presentes 10 Pandas.
O dia estava agradável, a caravana seguia bastante animada em fila indiana, ou melhor Italiana.
Chegaram então a um dos pontos que marcavam a primeira etapa, onde se fazia a primeira descida com grandes pedras ao meio por entre mato, giestas e fetos…, objectivo concluído. Isto era só o aperitivo! Entrou-se novamente em estrada e mais uns quilómetros à frente pisca à direita tracção ligada e toca a subir, e subir e subir… mais uns obstáculos, estes com alternativa para os menos radicais.
Depois de uma grande subida vem uma grande descida, mas esta era tarefa fácil.
Mais uns quilómetros percorridos em estradão, eis que, mais uma descida. Esta mal se via, com bastante vegetação já não passava ali um veículo há muito tempo.
Chegados ao fundo, estava uma calçada romana para trepar.
Entretanto, uns metros à frente, uma surpresa que deixou os pandistas boquiabertos, um ninho de águias com duas crias, mesmo ali à frente (os sportinguistas queriam leões mas foi o melhor que se pode arranjar), perderam-se ali uns largos minutos a apreciar os animais.
Depois de tal descontracção, mal sabiam que havia uma descida com uma vala profunda em curva onde todos os Pandas ergueram uma roda traseira a uns 50cm de altura havendo ainda quem não fica-se por ai e tenha chegado a bem perto de 1 metro de altura! Mas o que estava mesmo a apetecer era sentar à mesa para provar os três pratos que nos esperavam com um bom vinho da região.
Barriga atestada ainda deu tempo para visualizar uns vídeos de outros encontros e para jogar uma partida de matraquilhos.
Às 15 horas foi ligado o semáforo verde para o percurso da tarde. Uma valente subida de 200 metros junto ao rio com valas fundas e pedras soltas como sobremesa, onde houve o primeiro atascanso, um cálculo mal feito, deixou o Panda apoiado num tronco de uma árvore (talvez devido ao vinho da região!), mãos à obra não fosse uma grande qualidade desta máquina ser leve e para desatascar basta a força humana, maravilha!!!
Era a vez de atravessar uma pequena aldeia pelo meio de casas muito antigas, todas em pedra sobre uma calçada romana, e passar o rio por uma ponte de pedra sem resguardos. A alegria dos participantes era bem visível.
Estava na hora de por à prova os graus de inclinação dos Pandinhas uma valente descida, e deu para colar o inclinómetro mesmo no máximo. Houve quem inverte-se a marcha para experimentar como subida, mas a terra estava muito solta e só dava para pousar as rodas da frente no cimo.
Ainda havia muito percurso à espera, percorreu-se um trilho muito estreito com um muro de pedra do lado direito, onde as árvores tapavam o sol, desceram até junto da água, na Albufeira do Rio Vizela, onde um pescador dirigiu-se até ao participantes e referiu que dali para a frente não se conseguia passar. Devia ser engraçado ver a cara dele quando se apercebeu que os Pandas passaram!
O caminho era bastante fechado com muro de terra de um lado e do outro, pedras enormes e bastantes raízes, só era preciso uma boa abordagem do terreno.
Mas a parte mais difícil vinha a seguir, um trilho pedestre com uma subida por cima de uns penedos, e o ponto mais forte, um túnel de giestas com 150 metros que sem o Panda só dava para passar de gatas e mesmo assim…!!!
Mais uma calçada entre muros de pedra e acabavam-se assim as dificuldades.
Já só se tinha pela frente um belo estradão de ralis, para poder mudar a caixa de velocidades para 3ª, pois antes os caminhos eram de tal maneira fechados e com obstáculos que só 1ª e 2ª.
O organismo já começava a precisar de “trincar” qualquer coisa, comeu-se, bebeu-se, falou-se e ainda houve tempo para uma nocturna que se estendeu madrugada dentro até Braga!!!
Domingo de manhã, concentração na Penha.
Lá estavam 8 Pandas, um deles não estava presente no dia anterior.
Neste encontro participaram 4 Pandas que estavam a receber o baptismo, pois era a primeira vez que participavam num encontro oficial do GAP, tanto que um era a primeira vez que era utilizado fora de estrada, estando todo original!!! Desta feita, a manhã não tinha dificuldades de maior, a não ser uma descida tipo corta-fogo, onde, como se não basta-se descer, ainda houve tempo para experimentar a subida, 5 estrelas, é para isto que os Pandas foram feitos.
O almoço estava à espera, um churrasco feito pelos membros no Centro Equestre de Guimarães que nos cedeu um enorme espaço para descansar os cavalos motorizados… febras, chouriço e umas barriguinhas de porco fizeram as delicias entre a conversa que já era de despedida até uma próxima... venha o 8º estamos lá…

Lista de participantes
1 – Aveiro
2 – Barcelos
4 – Braga
1 – Guimarães
1 – Lisboa
1 – Ovar
1 – S. Mamede Infesta

Fotografias

Video


Roadbook


Vídeo enviado por por: Hugo Pacheco
O restante foi enviado por: Agostinho Fernandes
Caso tenham vídeos, fotos, link's e afins sobre o Clube Panda 4x4 e o GAP (Grupo de Amigos do Panda 4x4), enviem para historia@panda4x4.net
História
Simpatizante
 
Mensagens: 55
Registado: segunda fev 21, 2011 1:35
Localização: Algures na net

Re: 7º Encontro

Mensagempor História » quarta mar 16, 2011 16:13

Actualizado
Caso tenham vídeos, fotos, link's e afins sobre o Clube Panda 4x4 e o GAP (Grupo de Amigos do Panda 4x4), enviem para historia@panda4x4.net
História
Simpatizante
 
Mensagens: 55
Registado: segunda fev 21, 2011 1:35
Localização: Algures na net


Voltar para GAP - Grupo de Amigos do Panda 4x4

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron