Cartaz
Descrição
S. Martinho do Porto foi quem acolheu este encontro, dando a conhecer os seus encantos.
Decorreu nos dias 20 e 21 de Julho de 2002, e teve como palco a zona Oeste por entre pinhais e areia.
Foi organizado pelos pandistas Ricardo Neves e Ricardo Soares.
Depois de dada a partida, os Pandas passearam-se pela marginal para logo entrarem em percursos sinuosos e arenosos, e logo depois chegaram a uma zona elevada, onde se podia observar a baía de S. Martinho do Porto e o oceano Atlântico.
Este viria a ser um dos pontos altos do encontro, pois vista era de cortar a respiração.
Tiradas a fotografias da praxe, a caravana seguiu, em direcção a um pinhal onde também predominavam os trajectos arenosos. Mal se passou o pinhal entraram em Caldas da Rainha, antiga capital do Panda 4x4, onde se viria a fazer uma paragem para um delicioso almoço com as especialidades gastronómicas da região.
A tarde viria ser preenchida com uma passagem por maus caminhos junto ás muralhas Óbidos, onde junto à lagoa de Óbidos nos esperava uma pista trialeira, coisa que os Pandas fizeram sem qualquer medo, daqui ainda se acompanhou durante mais uns quilómetros a lagoa de Óbidos para de seguida passar junto à orla costeira e avistar a ilhas Berlengas.
Rumou-se de volta para S. Martinho do Porto, não sem antes os Pandas fazerem das suas em mais uns percursos trialeiros.
Chegados a S. Martinho do Porto, esperava-nos um jantar surpresa, um delicioso porco no espeto, bem acompanhado dos “néctares” da zona (coisa que soube bem, pois a noite estava a ficar fria).
Apesar do frio os Pandas e pandistas ainda tinham à espera uma pista trialeira desenhada de propósito para dos Pandas mostrarem do que são capazes. Desafio que todos os pandistas aceitaram, pois necessitavam de “desgastar” o delicioso porco no espeto. A pista estava desenhada de modo a ter todo o tipo de dificuldades, desde descidas e subidas de valas, passagens por água, cruzamentos de eixos, inclinações, manobras em situações extremas, etc. No final os pandistas e pandas foram recuperar as forças, não sem antes fazer a organização prometer que lá voltariam no dia seguinte logo pela manhã.
A manhã viria a ser preenchida com a prometida volta à pista de obstáculos, e um percurso à beira mar até à Vila da Nazaré, de onde se voltou a S. Martinho do Porto para um delicioso almoço, onde viria a ser servido uma deliciosa sopa navalheiras.
Lista de participantes
Os 23 Pandas participantes eram de:
2 – Barcelos
1 – Braga
1 – Maia
1 – Porto
1 – Guimarães
1 – Montejunto
1 – S. Martinho do Porto
2 – Matosinhos
3 – Lisboa
1 – Loures
1 – Sousel
1 – Castelo de Vide
1 – Coimbra
1 – Aveiro
2 – Caldas da Rainha
1 – Marinha Grande
1 – Ovar
1 - Coimbra
Imprensa
Reportagem da Revista Todo Terreno.
Publicada na revista nº 105 / Agosto/Setembro de 2002
Fotografias
http://galeria.panda4x4.net/v/Historia/GAP/3e/fotos3e/
Fotos, de vários pandistas, existentes na antiga galeria do GAP recuperada pelo pandista Ricardo Loureiro
Videos
Em breve
Roadbook
Em breve
Conteúdos enviados por: Agostinho Fernandes