por Agostinho » terça mai 06, 2008 8:21
Acho que não posso dizer mais nada acerca do Encontro a não ser:
Obrigado a todos por participarem, pelo convivio e pela boa disposição.
Já agora aqui ficam alguma considerações a ter em conta nos próximos encontros.
Quando se circula em grupo, devem ser observadas as seguintes regras:
1. Cada condutor é sempre responsável pela viatura que vem atrás. Independentemente de ter ou não a viatura da frente em linha de vista, sempre que haja caminhos alternativos e a opção seja distinta do percurso principal (o que segue em frente ou está claramente melhor marcado), deve parar e esperar pela viatura à sua responsabilidade.
2. Se se perdeu ou se perdeu a viatura à sua responsabilidade, deve voltar ao último ponto que com segurança consegue reconhecer como pertencente ao percurso e esperar.
3. Todos os elementos do grupo devem conhecer o percurso planeado, o ponto notável de onde vêm e o próximo ponto notável para onde vão.
4. Quando se planeia um percurso, devem ser definidos pontos de reencontro frequentes. Se esse trabalho não foi feito, em cada reagrupamento deve ser definido o ponto de reencontro seguinte e este deve ser do conhecimento de todo o grupo.
5. Não é fundamental ter a viatura de trás sempre em linha de vista, nem sequer esperar em cada entroncamento de pistas, desde que se siga pela pista principal. É prudente que periodicamente verifique se a viatura à sua responsabilidade se mantém no percurso planeado. Se ganhou alguma distância, aproveite um local bonito para uma fotografia ou uma pausa para “esticar as pernas” e, quando a viatura seguinte chegar, já poderá prosseguir.
6. Manter um ritmo dinâmico numa expedição, sobretudo se o grupo for numeroso, é fundamental para se conseguir cumprir um planeamento. Sem que seja necessário fazer uma viagem como se fosse uma competição, é importante não empenhar o ritmo do grupo com os nossos atrasos. Nas paragens é fundamental não ficar para trás. E nas saídas pela manhã, cumpra as horas planeadas. Um atraso seu compromete todo o grupo e é uma falta de respeito para aqueles que se levantaram cedo e que provavelmente também gostariam de ficar mais tempo na cama. Quinze minutos de tolerância na saída é mais do que razoável. Depois disso, como todos conhecem o percurso, haverá certamente oportunidades de reencontrar o grupo.
7. Uma boa forma de manter o ritmo de viagem e ao mesmo tempo fomentar a participação de todo o grupo, é utilizar o “Método de Rotação ao Penúltimo”. Neste método fixa-se a primeira e última viatura. A primeira faz a orientação e quando se justifica, com um sinal de quatro piscas, dá instruções à viatura seguinte para ficar a marcar a direcção tomada aos restantes elementos do grupo. Esta só deverá dar a tarefa como terminada quando chegar a última e nessa altura entra à sua frente. Desta forma mantêm-se as primeira e última viatura, enquanto as restantes vão rodando e assim o ritmo é bastante mais dinâmico.
E uma dica (retirada de um site brasileiro):
"Não dá raiva quando você tira o carro da loja e descobre que colaram no vidro ou na lataria um maldito adesivo com a marca da concessionária? Mas não se aflija. Para resolver esse terrível problema, ouvimos quem realmente entende do assunto, Laerte Sesto, gerente da Mack Color Etiquetas Adesivas.
Primeiro arranje algum tipo de espátula metálica sem dentes nem rebarbas. "Como aquelas faquinhas de passar requeijão no pão", diz Sesto. Levante uma pontinha e vá raspando bem de leve até sair tudo. A seguir é a vez da marca de cola. Se o adesivo estava no vidro, passe algodão umedecido em benzina ou acetona. Se estava na carroceria, use querosene e em seguida, massa de polir. Finalize com uma camada de cera.
O método serve tanto para a película como para a plaqueta de plástico. Caso o infeliz esteja colado há mais de quatro anos, a pintura descoberta deve estar diferente do restante. Aí só a repintura salva. Há também um jeito mais fácil: peça antes à loja para não por a indesejada propaganda"