O Grupo Fiat e a Cerberus Capital Management, accionista maioritária da Chrysler, anunciaram a assinatura de uma carta de intenções não-vinculativa para a criação de uma estratégia global conjunta.
Basicamente, se o acordo entre os dois construtores automóveis for avante, a Fiat providenciará à marca americana uma rede de distribuição fora da América do Norte, passará a gerir a Chrysler com o objectivo de tornar a empresa economicamente viável (duplicando o sucesso da sua própria reestruturação) e disponibilizará as suas plataformas para a criação de novos modelos com as marcas Chrysler, Jeep e Dodge. Em troca, o Grupo Fiat passará a ser proprietário de 35 por cento da Chrysler LLC, não sendo necessário financiar o construtor americano.
Na prática, isto significa que a Chrysler irá beneficiar da rede da Fiat de distribuição da Fiat na Europa e América Latina (os principais mercados da marca italiana), sendo que as plataformas do 500/Panda, Grande Punto, Bravo e do futuro modelo de baixo custo da Fiat (substituto do Palio nos mercados emergentes) serão usados para criar novos modelos compactos.
Embora não tenha sido afirmado no anúncio, é previsível que a Fiat aproveite a rede de distribuição da Chrysler na América do Norte para regressas a este continente, bem como da possibilidade de criação de plataformas conjuntas para veículos topo de gama, monovolumes e SUV's entre a Chrysler e as marcas Alfa Romeo e Lancia.

